| WJ 3.1 ... work in progress | |
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+10lagartooliveira bruno504 RubenGodinho sapir Silva Ed.Sousa luis.vitorino.1291 joseapolonia slpinto Boik 14 participantes |
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Autor | Mensagem |
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RubenGodinho
Mensagens : 109 Data de inscrição : 09/02/2014 Idade : 39 Localização : Marisol
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Sex Jul 31, 2015 12:32 pm | |
| - sapir escreveu:
- Como a avaria no rebatimento automático dos retrovisores do WJ pode ser uma dor de cabeça frequente e a informação disponível sobre o problema é relativamente escassa, cá vai a minha "história" com este problema.
Pelo que tenho lido trata-se de um problema que afeta os "WJ de exportação", visto que o rebatimento automático não é muito habitual nos "WJ americanos". Para melhor ilustrar o tema, fiz esta foto do retrovisor esquerdo do meu WJ.
O rebatimento está baseado num mecanismo simples. Um motor faz girar um eixo, que engrena num carreto (1), que por sua vez faz rodar uma roda dentada (2), responsável pelo movimento de recolha do retrovisor. Só que esta engrenagem é uma solução pouco resistente aos movimentos de rebatimento manual, face aos quais, as estrias da roda dentada (2) acabam por ficar deformadas com muita facilidade... e assim passam a roçar sem fazer o retrovisor movimentar-se de forma adequada. Neste momento existem disponíveis kits de reparação para este problema, que podem ser adquiridos com muita facilidade na net e ajudam a evitar a substituição do conjunto do retrovisor.
É possível comprar este kit de 3 peças (igual da da foto) por 30€/35€, mas também é possível comprar cada uma das peças individualmente. Por exemplo, se for necessário só a roda dentada (2), o kit fica mais barato (+-17€).
Parece que este kit de reparação é idêntico ao utilizado para fazer a mesma reparação no BMW X5(E53), no RR III e no LR Freelander I, mas não posso garantir a validade desta informação. O processo de substituição é fácil, mas requer cuidado... Se o encastramento não for perfeito o risco de danificar as estrias é grande. Na verdade, a solução que suporta o rebatimento destes retrovisores é bastante frágil. Ainda não mudei para um rebatimento manual porque faz-me alguma impressão alterar uma opção do carro... Boas sapir Bom post! Realmente é um mecanismo um pouco fragil, felizmente os meus ainda funcionam relativamente bem e digo relativamente pois de vez em quando ou o do lado direito ou o do lado esquerdo nao querem fechar à primeira lol. Tirando isto e enquanto funcionarem, fica mesmo assim, mas é certamente uma boa opção quando deixarem de funcionar. Mesmo sendo um mecanismo fraco e falando por mim que nem sempre dou uso espelhos rebatíveis, uma coisa é certa, nos parques de estacionamento podem certamente dar muito jeito, e basta um simples botaozinho para os encolher (lei do menor esforço lol) sebem que com a altura do meu jeep, basicamente todos os carros ficam por baixo do espelho mas...há que prevenir! hehe Abraço e boas volTTas | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Qui Ago 06, 2015 5:15 pm | |
| Ontem foi dia de susto! Ao fim da tarde detetei uma pequena mancha de líquido de refrigeração no chão. Nada de especial em termos de quantidade, mas o fluorescente não deixou a situação passar despercebida. Ainda bem! Toca a abrir o capot e a procurar o eventual ponto de fuga. Rapidamente identifiquei uma zona que estava com líquido de refrigeração... Com a ajuda dos membros da página do facebook do Jeep WJ Portugal (que aproveito para divulgar), esboçou-se um pré-diagnóstico: existiam boas probabilidades da fuga ser num dos 2 tubos da zona identificada. Ficava, porém, no ar uma dúvida incomoda. Seria a fuga proveniente do tubo de borracha ou do tubo de metal existente na zona... Dormi bem e hoje logo pela manhã levei o WJ ao médico, que lhe fez um teste de vácuo/pressão para identificar o ponto de fuga. Confirmou-se a hipótese mais benigna. O tubo de borracha tinha cedido. No teste efetuado, o ponto de ruptura, mais parecia um pequeno esguicho de uma seringa. Solução: substituir o tubo, o que implicou perder algum líquido de refrigeração. Foi necessário voltar a preencher o sistema com 4,5 litros de liquido de refrigeração. Felizmente conseguiu comprar o mesmo produto que estava a utilizar. Tubo novo, líquido de refrigeração qb e problema resolvido. Moral da história: utilizar líquido de refrigeração colorido e olhar frequentemente para debaixo do carro pode mesmo evitar sustos... a valer! | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Seg Set 07, 2015 11:30 am | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Seg Set 14, 2015 7:08 pm | |
| ...e beleza! | |
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FernandoSilva
Mensagens : 539 Data de inscrição : 06/05/2013 Idade : 56 Localização : Maia
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Seg Set 21, 2015 4:30 pm | |
| Beleza de fotos
Abraço Fernando | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Ter Set 22, 2015 8:56 pm | |
| - FernandoSilva escreveu:
- Beleza de fotos
Abraço Fernando Este rapaz fica bem em todos os cenários, mesmo nos mais improváveis ambientes civilizados e urbanos. Um abraço! | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Dom Out 04, 2015 11:51 am | |
| Perante a persistência da fuga (retentor da cambota), lá se fez a substituição do retentor da cambota e dos O-rings (arvore de cames e volante). Acompanhei a intervenção e posso (re)confirmar que se trata de um trabalho muito duro, aliás, como aqui já foi referido. Nada neste carro é tamanho S... Basta olhar para o diâmetro da carcaça da caixa... e depois imaginar o peso... Vamos lá ver se o WJ aguenta agora, após esta operação de "coração aberto", pelo menos mais 15 anos. Sugiro a quem equacionar uma intervenção semelhante, que não se limite a substituir o retentor da cambota, mas também os O-rings. É preciso tirar mais uns parafusos e uns componentes, mas esse trabalho suplementar pode bem valer a pena. Creio que foi o que aconteceu comigo. Um dos O-rings já não estava em bom estado. Se apenas tivesse sido mudado o retentor, o mais provável seria o surgimento de novos problemas na mesma zona dentro de pouco tempo. Com esta intervenção fica terminado o plano de recuperação iniciado em dezembro de 2014. Após muitas horas e euros, neste momento, está tudo operacional e original. Novos problemas surgirão, é certo, mas o sentimento para já é... bestial! | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Seg Out 19, 2015 9:19 pm | |
| Uma chave nova para assinalar a estação outono/inverno. | |
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RubenGodinho
Mensagens : 109 Data de inscrição : 09/02/2014 Idade : 39 Localização : Marisol
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Seg Nov 02, 2015 4:22 pm | |
| A alteração da chave realmente dá muito jeito Parabéns pela máquina!! | |
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H.S
Mensagens : 7 Data de inscrição : 04/11/2015
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Ter Nov 17, 2015 7:51 pm | |
| Boa noite a todos está em excelente estado e reflecte muito trabalho, parabéns.
Adquiri à cerca de quatro dias um WJ 3.1 a um senhor em torres Vedras, vou ver se o ponho em condições primeiro, uma vez que ainda agora acabei de gastar uma pequena fortuna num 2.5 zj que também tenho.
O wj foi hoje para uma oficina, Andrade Car, em torres Vedras, de reboque, porque sobreaquece o que acontece mesmo sem o termostato.
Alguém me pode ajudar, já agora, se no wj não ter o termostato ajuda a poupar o motor em termos de sobreaquecimento?
Muito obrigado
Cumprimentos a todos | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Qui Dez 03, 2015 2:21 pm | |
| As flores e o "monstro". | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Ter Dez 29, 2015 12:50 pm | |
| Substituição do cilindro de ignição | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Qui Dez 31, 2015 5:58 pm | |
| A próxima intervenção será substituir este fole junto à caixa de transferência. | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Sáb Jan 16, 2016 10:46 pm | |
| Homocinética mudada. | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
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RedHeart
Mensagens : 37 Data de inscrição : 27/10/2015
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Ter Mar 15, 2016 6:56 pm | |
| - sapir escreveu:
- Uma chave nova para assinalar a estação outono/inverno.
Quanto te custou a nova chave? Esta coisa de andar com o comando atrás a fazer peso não é muito prática (foi uma das coisas que me admirou quando o dono entregou as chaves). | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Qua Mar 16, 2016 8:34 am | |
| Foram uns 10 ou 15 euros. Atenção: a chave vem em bruto, ou seja, é preciso moldar a lâmina e abrir a caixa da chave e colocar lá dentro o "transponder" da chave original, caso contrário não funciona. Isto significa que é preciso abrir a chave em uso... que ficará inutilizada. Penso que se trata de uma opção que só vale a pena se tiver as 2 chaves originais. - RedHeart escreveu:
- sapir escreveu:
- Uma chave nova para assinalar a estação outono/inverno.
Quanto te custou a nova chave? Esta coisa de andar com o comando atrás a fazer peso não é muito prática (foi uma das coisas que me admirou quando o dono entregou as chaves). | |
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RedHeart
Mensagens : 37 Data de inscrição : 27/10/2015
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Qua Mar 16, 2016 9:48 pm | |
| Tenho as duas chaves originais, mas apenas um comando. | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Qui Mar 24, 2016 12:55 pm | |
| Depois da dianteira, agora, chegou a vez da traseira. | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Sáb Mar 26, 2016 8:40 am | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Dom Jun 05, 2016 8:15 pm | |
| O meu WJ levou amortecedores novos. Os que lá estavam ainda eram os originais (16 anos). Agora tem Sachs à frente (312702) e atrás (312703). Penso que foi a aquisição certa, atendendo ao tipo de utilização diária que lhe dou. | |
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sapir
Mensagens : 91 Data de inscrição : 12/12/2014 Localização : Madeira
| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress Ter Jul 12, 2016 3:53 pm | |
| No lugar. | |
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| Assunto: Re: WJ 3.1 ... work in progress | |
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