Sim, a manutenção é a chave para o sucesso destas máquinas. Quando não feita a tempo e como deve ser acaba por ser uma dor de cabeça.
O 3,1 é um bom motor, contudo tem particularidades que para quem sabe e tem jeito para a mecânica leva isso com uma perna as costas, (uma alteração aqui e uma mexidela ali) agora quando não se entende nada e ainda por cima leva o carro a curiosos sempre que aparece um pequeno problema, então, isso pode de facto complicar e muito, em especial para a carteira.
Para mim o 3.1 é um carro para conhecedores, aventureiros e duros
para os restantes recomendo um Japonês ou o Grand Cherokee versão CRD, é mais caro mas aparenta dar uma maior tranquilidade e um melhor consumo (pelo menos tem a fama disso).
O 3.1 tem dois problemas crónicos contudo com fácil solução, trata-se da temperatura e o permutador de óleo. Este ultimo pode facilmente mandar o motor para as couves sem que tenhamos tempo de nos aperceber.
A temperatura passa por alterar o ventilador, termostato e pode ainda colocar um by-passe ao 5 cilindro.
O permutador de óleo é retira-lo e substituir por um radiador externo. (Aliás uma alteração já feita por mim e aqui detalhada no forum)
Tudo o resto são pequenas coisas que é comum também aos outros carros.