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 Manutenção de Diferenciais

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MensagemAssunto: Manutenção de Diferenciais   Manutenção de Diferenciais I_icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 3:11 pm


Manutenção de Diferenciais

Como Fazer

O Diferencial tem basicamente duas funções: dividir o torque entre as rodas e compensar a diferença de velocidade entre as mesmas quando o carro vira. Em ambos os diferenciais as rodas internas giram menos que as externas quando o carro vira devido ao raio da curva. Sem um diferencial, ou os pneus escorregariam ou a transmissão quebraria.
A manutenção do diferencial consiste basicamente da troca do seu óleo. Usa-se normalmente um óleo SAE 90. Um cuidado que se deve tomar é que os diferenciais possuem um suspiro. assim sendo é aconselhável se usar uma mangueira no respiro para evitar a entrada de água durante a transposição de riachos. Caso o seu diferencial não tenha esse acessório, é aconselhável drenar o óleo para verificar se o mesmo foi contaminado por água.


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O diferencial é composto por duas engrenagens, um pinhão e uma coroa. A relação entre o numero de dentes do pinhão e coroa geram a relação de redução do diferencial. Quando menor o pinhão e maior a coroa, mais o veículo ficará reduzido, privilegiando a força ao invés da velocidade. O contrário também é verdadeiro. Se você utiliza o 4x4 em competições e quer deixá-lo realmente preparado, vale a pena verificar se a relação do seu diferencial é ideal para a utilização do seu carro.



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Um outro passo para melhorar o desempenho off-road é usar nos diferenciais com bloqueio. Como os diferenciais foram projectados para o uso em geral, sua característica de construção tende a transmitir a força do motor à roda que tiver menos contacto com o solo. Por isso é comum ver um 4x4 com tração nas 4 rodas parado em um atoleiro com apenas uma roda dianteira e uma traseira patinando. As opções de bloqueio são grandes, mas fique atento a utilização de cada uma:
Diferencial de deslizamento limitado: usado comumente em pick-ups como D-20 e F-1000 esse diferencial tem seu funcionamento baseado em pequenos discos dentro do diferencial. Quando uma das rodas gira mais que a outra, os discos entram em atrito forçando a outra roda a girar também. Tem a vantagem de funcionar o tempo todo, não dependendo da vontade do motorista. É indicado para trilhas leves e/ou moderadas. Para quem já usa esse diferencial, fique atento ao óleo usado. Os discos de deslizamento requerem um óleo específico.


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Bloqueios do tipo LA e Detroit: são bloqueios de um custo mais elevado e funcionam com engrenagens posicionadas de frente uma para outra. Quando uma das rodas desliza as engrenagens são jogadas uma contra a outra forçando assim a outra roda a girar também. O bloqueio é desactivado automaticamente assim que o esforço sobre o diferencial acabar. Esse tipo de bloqueio é indicado para situações off-road de elevado grau de dificuldade.


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Bloqueios do tipo ARB: são bloqueios accionados manualmente de dentro do carro. Por meio de um comando pneumático, o motorista acciona o bloqueio e o diferencial fica completamente travado. É o bloqueio de melhor desempenho no off-road, porém vale lembrar que com o diferencial travado o carro não pode curvar, pois corre o risco de quebrar a transmissão, além disso é o bloqueio de custo mais elevado entre todos os modelos.


Nota: Artigo retirado da Internet

Abraço


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