A manutenção dos pneus
Economizando combustível
Existe uma relação directa entra usar o pneu certo e nas condições ideais (sem estar murcho ou desgastado) e a economia de combustível. É possível perceber uma diferença de 15% a 20% no consumo de combustível dependendo do pneu escolhido.
Por exemplo, quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo, maior o consumo de combustível. Pneus murchos também consomem mais combustível, pois é como se o carro andasse travado, exigindo mais do motor – e, logo, “bebendo” mais combustível.
A economia de combustível é relacionada também à calibragem correta. Pneus com menos pressão que o recomendado exigem mais do motor do veículo, além de provocar desgaste irregular.
Os pneus que sofrem este desgaste irregular (que também aumenta o consumo de combustível), afectam a dirigibilidade (a direcção fica mais pesada), diminuem a capacidade de frenagem, provocam o desgaste prematuro de rolamentos, amortecedores, borrachas e articulações da suspensão.
O monitoramento da pressão dos pneus e a calibragem correta como indicada pelo manual do proprietário são o melhor caminho para assegurar o máximo de economia.
.
Nota:Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto