Truques e Dicas (vários)
Lavar e secar
Vamos então falar de como não estragar o brilho espectacular do nosso carro com métodos e materiais adequados.
Comecemos, à sombra, com a viatura fria (basta que a chapa não queime as mãos ao toque) e admitimos que temos carro vulgar não tratado regularmente ou, mais comum, nunca tratado.
1. As rodas.
Um balde com água e shampoo auto (a ser usado só nas rodas). Acessórios, escovas de vários formatos, esponja. Spray de limpeza de jantes não ácido (1Z, PB, Laquer...).
Pulveriza-se uma jante de cada vez aguardando depois cerca de 2 minutos, não deixando nunca secar. Agita-se nas zonas mais sujas com uma escova de cerdas naturais (suave) ou pincel do mesmo tipo. Enxagua-se depois com àgua abundante. Este processo remove grande parte do pó dos travões senão todo, a menos que a acumulação seja tal que esteja incrustrada, aí pode não se conseguir tirar tudo.
Lava-se depois com uma escova como estas o pneu com a mistura do balde
e a jante com a esponja e a mesma mistura.
Usa-se um pincel redondo de cerdas naturais (sem partes metálicas à mostra) para lavar os orificios dos parafusos e válvula de ar. Deve-se também usar uma escova tubular longa para (dependendo do desenho da jante) limpar o interior da mesma através dos orifícios. Eu uso esta:
Em caso de muitas manchas de alcatrão nas jantes, pode-se usar um removedor de alcatrão pulverizado que depois de deixar actuar um pouco para dissolver, limpa-se com um pano turco (100% algodão) e lava-se outra vez.
Nesta fase, também deve lavar-se as cavas das rodas, usando uma daquelas escovas que se usam para lavar as costas no banho - longas. Escovar bem essa zona, afinal não queremos que nos falhe nenhum detalhe, não é?
Depois de termos lavado as rodas, cavas e embaladeiras, deitamos fora a àgua do balde, lavamo-lo muito bem (e aos demais acessórios usados) e passamos à fase seguinte.
2. Lavagem carroçaria
Enchemos dois baldes com água e num deles adicionamos o shampoo na quantidade recomendada, por exemplo uma tampa para um balde de 4-5 litros de água. Shampoo a mais é prejudicial, principalmente quando temos o carro tratado e encerado.
Depositamos a luva dentro do balde com água limpa enquanto vamos passar água pelo carro. Lavamo-lo bem com a àgua da mangueira (não é necessário maquina de pressão).
Começamos então por lavar a partir do tejadilho. Encharcamos a luva na água que tem o shampoo e lavamos suavemente cerca de 1/4 do tejadilho em movimentos longitudinais, no sentido da deslocação do ar em andamento. Nunca em movimentos circulares. Lavamos a luva na àgua limpa e repetimos o processo até termos acabado o tejadilho. Lavamos com àgua da mangueira para retirar o shampoo.
Passamos à secção seguinte, o capô, seguindo o mesmo método.
Depois a mala e por fim as laterais, começando de cima para baixo.
Sempre que a luva pareça mais suja lava-se em àgua corrente. Assim garantimos que nunca estamos a danificar a superfície.
Assim que tenhamos concluído o processo de lavagem, seca-se imediatamente com uma toalha micro-fibras WW.
Dica: se o pára-brisas tiver muitos insectos, lavar com uma esponja própria para limpar
Abraços
slpinto.