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 Conhecendo um 4X4 – A roda-livre

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MensagemAssunto: Conhecendo um 4X4 – A roda-livre   Conhecendo um 4X4 – A roda-livre I_icon_minitimeQui Abr 11, 2013 11:56 pm

Conhecendo um 4X4 – A roda-livre

Na continuação da série de reportagens sobre Técnica 4X4, você vai saber sobre roda-livre e o accionamento da tração 4X4 no veículo todo-terreno.

Em alguns veículos equipados com o sistema de tração 4x4 Part Time, a tração dianteira só entra em operação quando é feita a conexão das rodas dianteiras com os semi-eixos, isto é realizado através das rodas-livres. Uma vez accionadas, elas conectam as rodas dianteiras com a transmissão, auxiliando então as rodas traseiras a traccionarem o veículo.

Quando as rodas dianteiras estão desconectadas, elas giram livres e sem contacto mecânico com a transmissão. Mas após o accionamento das rodas-livres, o condutor ainda precisa accionar uma alavanca, ou controle eléctrico, dentro do veículo para que todo o conjunto entre em funcionamento. A roda-livre pode ser de accionamento manual ou automático, como podemos ver na foto ao lado.
• Roda-livre manual

No centro de cada uma das rodas dianteiras há uma chaveta na roda-livre, e nela uma inscrição que sinaliza 4x2 e 4x4. Em alguns modelos pode-se ler “Free” e “Locked”, o que significa “Livre” e “Travada”. Para ligar as rodas-livres, estacione, saia do veículo e gire as chavetas no sentido horário e para desligá-las basta girar no sentido anti-horário. O accionamento não deve ser muito pesado a ponto de se precisar de um alicate para girar a chaveta, e nem muito folgado a ponto de girar apenas com um dedo. Faça a revisão regular das rodas-livres de seu 4x4.

Em uma trilha, é previsível que uma ou outra roda-livre se desligue sozinha, quando um galho de árvore ou uma pedra trava rapidamente a chaveta fazendo-a girar durante o deslocamento. Se perceber que o veículo perdeu a tração dianteira, pare e inspeccione as duas rodas-livres.

Como citado acima, é necessário ainda que a alavanca ou comando eléctrico de tração 4x4 seja accionado para que o conjunto entre em operação. Sem isso, todo o sistema dianteiro não receberá torque do motor, ou seja, as rodas dianteiras não ajudarão o veículo a se locomover. Verifique como é em seu veículo e familiarize-se com os comandos.

Alguns veículos permitem o accionamento da alavanca/comando eléctrico de tração 4x4 em pleno movimento, para isto respeite o que manda o manual e veja qual é a velocidade máxima para o accionamento. Aos demais usuários a melhor dica é parar totalmente para o engate.
• Roda-livre automática

Sistema que dispensa, na operação, a saída do condutor para fora do veículo. Existem basicamente dois sistemas de engate automático das rodas
dianteiras, o accionamento mecânico por alavanca e o eléctrico. Ambos sistemas acoplam as rodas dianteiras aos semi-eixos mediante accionamento hidráulico, a vácuo, com motores ou solenóides. Existe também o accionamento automático independente, que detecta a necessidade de tração nas quatro rodas accionando o sistema sem intervenção do condutor.

Em alguns modelos como o Mitsubishi Pajero, o Jeep Cherokee, e a Nissan Frontier, o engate pode ser feito em pleno movimento, recurso denominado “Shifting-on-the-Fly”.

Para desengatar a tração 4x4, completamente, coloque a alavanca ou controle eléctrico em 4x2 e não se esqueça de desligar também as rodas-livres, caso o veículo esteja equipado com elas. Tanto faz a sequência de operação, se primeiro as rodas-livres e depois a alavanca interna, ou vice-versa.

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Nota Artigo retirado da Internet

Abraços

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