Conhecendo o 4x4 - Marcha Reduzida Low RangeMuitos utilitários 4x4 têm o recurso das marchas reduzidas. O termo em inglês, comum em muitos modelos importados, é o low range. Este recurso reduz as marchas numa relação aproximada de 2:1, incluindo a ré.
Isto possibilita alcançar o torque máximo do motor em baixas velocidades - tornando o veículo capacitado para rebocar cargas pesadas. E o que é melhor ainda: facilitando seu controle em deslocamentos off-road radicais.
Para engatar a marcha reduzida
Observe a alavanca usada para engatar a tração 4x4. Em alguns modelos ela contém mais uma posição que lhe permite engatar as marchas reduzidas, já em outros você terá mais uma alavanca para esta função. Para evitar o uso errado deste recurso, o accionamento da reduzida somente é possível após o engate da tração 4x4.
O torque sobe consideravelmente e precisa ser distribuído entre os dois diferenciais, não apenas para o traseiro, que poderá ser danificado com acelerações bruscas se a reduzida for accionada para apenas um eixo, haverá risco de quebra de engrenagens e pontas de eixo.
Mesmo veículos mais antigos, como o Jeep brasileiro fabricado pela Ford até a década de 80, têm o accionamento da alavanca de marcha reduzida condicionado ao engate prévio da tração 4x4. O engate da reduzida deve ser feito com o veículo parado e as rodas-livres devem ser accionadas previamente.
Sistemas de accionamento eléctrico, como na pick-up Ford Ranger 4x4 e no jipe Troller, accionam a reduzida através de uma chave eléctrica. O sistema passa primeiro a tração para 4x4 e somente depois habilita o accionamento das marchas reduzidas. Não há como errar neste caso.
Nota: Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto