Ângulo ventral ´
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Define a capacidade de o veículo vencer um desnível curto e pronunciado
um monte, uma vala, um barranco sem que, no momento de o fazer, as rodas
dianteiras ou as rodas traseiras fiquem no ar.
É importante conhecer este parâmetro para evitar o contacto da parte debaixo do
veículo e as avarias, no caso de pancada forte quando se vai passar ou «saltar»
o cume de um monte ou de uma elevação de terreno. No momento em que termina a subida
e se inicia a descida, o 4x4 tem de ser capaz de manter as quatro rodas sobre o terreno,
sobretudo se este é resvaladiço ou muito irregular. De outro modo perde-se aderência e,
com isso, o controle da viatura.
O ângulo ventral é determinado por dois factores: a distância entre os eixos e a altura
mínima do veículo ao solo.
Se partirmos do princípio de que a altura mínima varia pouco de um modelo para outro,
concluímos que os todo-o-terreno grandes e compridos têm um ângulo ventral menor do
que os mais pequenos. É uma questão a ter presente quando se pondera que classe de 4x4
se quer comprar.
Nota: Artigo retirado
Abraços
slpinto