Angulo de saída [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Como acontece com o ângulo de ataque, o ângulo de saída é definido pela linha de apoio no solo
e pela linha que vai do ponto mais exterior da roda de trás ao ponto mais saliente da parte posterior
da carroçaria do veículo.
Tem uma importância semelhante ao ângulo de ataque, pois o ângulo da inclinação que se quer transpor
é o mesmo para a parte dianteira e para a parte traseira do veículo.
Em muitos 4 x 4 o ângulo de saída é inferior ao de ataque, embora esse facto, em princípio, não implique
uma grande desvantagem, pois em poucas ocasiões o condutor se verá obrigado a submeter o veículo a
uma prova dessas características.
Pode acontecer, quando o ângulo da rampa ou declive for superior ao ângulo de saída, que
as rodas traseiras percam o contacto com o solo, ficando o veículo apoiado sobre a
extremidade da carroçaria.
Para prevenir situações deste tipo há que ter em conta que o ângulo de saída varia por duas
razões: em primeiro lugar, pela carga que leva, que fará diminuir a altura mínima; e, em segundo
lugar, pelo sobre esforço a que está submetido o amortecimento, pois, ao iniciar a rampa, o veículo
desloca o seu peso para trás.
Nota: Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto