Ângulo de ataque [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]O ângulo de ataque é definido por duas linhas: a da superfície sobre a qual
se apoia o veículo e a que é formada pelo ponto mais saliente da
carroçaria, geralmente o pára-choques.
O ângulo de ataque interessa especialmente aos condutores que queiram
usar mais o seu todo-o-terreno em percursos de trial do que em turismo.
Exprime a capacidade de transpor um obstáculo um tronco, uma vala ou um
desnível brusco (uma ladeira com forte inclinação) sem que a parte da
frente embata antes de a roda poder atacar esse obstáculo.
A rampa de acesso a um parque de estacionamento servirá de exemplo,
pois todos os condutores já a terão subido alguma vez. Se essa rampa
fosse um pouco mais íngreme, a frente do automóvel embateria nela e
impediria o avanço.
Os 4 x 4 podem confrontar-se com este problema em campo aberto, numa
excursão na montanha, ao tentar subir por um caminho desconhecido.
Se oângulo que formam a linha do declive e o solofor maior do que o ângulo
de ataque, a subidanão é possível.
Este parâmetro depende de dois factores: a altura mínima do veículo ao solo
e a distânciadas rodas dianteiras ao ponto mais exterior
da carroçaria.
Nota Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto