Você sabe como manter os pneus de seu 4 x 4?
Confira nossas dicasAlgumas dicas sobre utilização de pneus
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Pressão de Enchimento:Os pneus devem ser enchidos conforme as recomendações do fabricante do veículo, que sabe quais são as condições ideais de uso do veículo e dos pneus escolhidos para ele. Mas é comum que os pneus estejam descalibrados se o condutor não mantém a manutenção adequada. As três situações mais encontradas são:
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Excesso de Pressão: Causa alteração da área de contacto com solo, diminuição da vida útil, desconforto, menor aderência com o solo e desgaste irregular no centro da banda de rodagem. O super tencionamento da carcaça deixa o pneu mais susceptível a cortes e impactos.
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Falta de Pressão: Provoca alteração da área de contacto com o solo, aquecimento excessivo, diminuição da vida útil, fadiga prematura da estrutura, quebras na carcaça, desgaste irregular nas bordas e aumento no consumo de combustível. Também pode provocar a quebra e separação dos componentes da estrutura do pneu.
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Pressão Correta: Tem-se o contacto perfeito com o solo, com desgaste regular, aumento da vida útil e melhora o desempenho do motor com menor consumo de combustível.
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Verificação da pressão:Deve ser feita semanalmente ou a cada 15 dias. Antes de longas viagens, faça uma verificação da pressão.
Se for viajar com o veículo carregado, incremente a pressão de ar de 2 a 4 libras/pol, desde que este aumento não ultrapasse a máxima recomendada.
Lembre-se de verificar a pressão com os pneus frios, um pneu (de passeio por exemplo), dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, demora de 1 a 2 horas para esfriar!
A tampa do bico da válvula:A tampa é um acessório extremamente útil, pois evita vazamento de ar e a penetração de umidade e impurezas, que danificam o núcleo da válvula.
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Rodízio - como revezar os pneus:Para se utilizar o potencial do pneu, deve ser feito uma rodízio a intervalos de 10.000Km. Os pneus deverão ser trocados conforme as indicações abaixo, após análise do seu estado geral.
O rodízio serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.
Lembre-se:O primeiro rodízio é o mais importante. Após o rodízio verifique o alinhamento do veículo, o balanceamento e a pressão de ar dos pneus. Pneus unidireccionais devem seguir somente o esquema "D".
Nota: Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto