Como ler um PneuA maior parte das pessoas ignora por completo que um pneu tem inscrito nas suas paredes laterais toda a informação que um condutor necessita (e deveria) saber, e que vai desde o diâmetro e largura, até à carga e velocidade máxima que pode suportar, passando pelas normas de segurança a que foi testado, características de construção, etc.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]No desenho acima poderá observar a colocação (nem sempre exactamente igual, mas sempre do mesmo tipo) da informação nas paredes laterais dos pneus. A lista completa dos itens é a seguinte:
# nome comercial do construtor (Michelin, BF Goodrich, Pirelli, etc).
# R para tipo de construção Radial.
# Designação do tipo de pneu (lama, neve, terra, areia, misto, etc.).
# Carga máxima e pressão máxima.
# Diâmetro em milímetros ou polegadas (205, 235 ou 7.00, 7.50, etc.).
# Temperatura máxima de utilização.
#relação entre largura do piso e a altura do flanco (235/70, por exemplo).
# Código de velocidade máxima (P=150 km/h, R=170 km/h, S=180 km/h, H=210 km/h, até VR= + de 240 km/h).
# Carga máxima que o pneu pode suportar.
# Tipo de construção do piso e telas (kevlar, aço, rayon, nylon, etc.).
# Numero de telas dos flancos e do piso.
# Condições climatéricas de utilização
# País de fabrico.
# Direcção de montagem correcta (quando existe é no sentido da seta.
# Código do registo da aprovação do fabrico na União Europeia e nos Estados Unidos.
Abraços
Slpinto