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 Dica off road: saiba como sair de atoleiros com o macaco Hi-Lift

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MensagemAssunto: Dica off road: saiba como sair de atoleiros com o macaco Hi-Lift   Dica off road: saiba como sair de atoleiros com o macaco Hi-Lift I_icon_minitimeQui Abr 11, 2013 11:59 pm


Dica off road: saiba como sair de atoleiros com o macaco Hi-Lift

Tarefas que exigem levantar o veículo, puxá-lo para trás, para o lado ou para frente, têm no Hi-Lift o equipamento perfeito para o serviço.

Uma de suas muitas virtudes, dependendo do modelo escolhido, é a de levantar um veículo até um metro e meio de altura. Isto é muito útil numa trilha ou mesmo em uma manutenção de emergência. Outro detalhe é que sua garra fica apenas a poucos centímetros do solo, possibilitando, mesmo com o veículo muito atolado, encontrar facilmente um ponto de apoio para iniciar o resgate.

Para aproveitar toda essa versatilidade do Hi-Lift, alguns veículos requerem a adaptação de pontos de fixação suplementares a partir do chassi, de forma que o equipamento possa se encaixar em um ponto robusto que suporte o esforço a ser aplicado.

Aplicações

Um veículo encalhado pode ser levantado a uma boa altura com o Hi-Lift, para se colocar pedras e pedaços de madeira sob os pneus, criando uma superfície firme. Você terá que repetir a operação para as quatro rodas se necessário. Um macaco pequeno, normalmente o original do veículo, tem base pequena.

Em terreno composto por areia ou lodo, esta base acaba afundando na medida em que se tenta levantar o veículo. Já o Hi-Lift tem uma grande área de contacto com o solo, o que minimiza esse problema.

Mas se mesmo assim o solo não tem consistência para suportar o peso aplicado, crie uma base firme usando uma placa de madeira de 40x40 centímetros. Essa placa pode ser preparada com uma saliência no meio, para que a base do macaco se encaixe nela e não escorregue para os lados, quando estiver em operação.

O Hi-Lift também pode suspender o veículo, facilitando a sua retirada do atoleiro, quando a operação de puxar ou empurrar for muito difícil. Com o auxílio de mais duas pessoas, suspenda o veículo até o final do curso do Hi-Lift, coloque uma corda na ponta superior do macaco e puxe-o através desta, derrubando o veículo para o lado. É uma boa técnica para se colocar os pneus em cima do facão e possivelmente fora do local mais crítico. Você pode repetir a manobra com a traseira.

Levantando o veículo

Antes de levantar o veículo, trave os pneus que vão permanecer no chão para que não deslizem. Coloque a trava reversora na posição superior, levante com a mão o conjunto motriz até ele encostar no ponto de apoio do veículo e inicie o movimento da alavanca em todo seu curso, de cima para baixo, prestando atenção nos “clics” que ela emitirá nos extremos do curso.

Após posicionar o veículo na altura ideal, mantenha a alavanca em sua posição de repouso, para cima e junto à barra guia. Para trabalhar em baixo do veículo é uma boa ideia travá-lo com pedaços de madeira, pedras ou o que tiver à mão.



Para descer, mantenha a alavanca erguida, e, só então, libere a trava reversora movendo-a para baixo. Após, inicie o movimento da alavanca para baixo e para cima, segurando-a com firmeza. Soltar a trava reversora com a alavanca baixada provoca o movimento violento de sobe e desce da alavanca, resultado do peso suportado pelo Hi-Lift.

O Hi Lift como guincho

O equipamento também pode substituir ou auxiliar o guincho nas operações de resgate. Para isto, fixe no ponto de ancoragem do veículo a ponta de um cabo de aço ou corrente, e a outra ponta no limite superior da barra de aço do Hi-Lift.

Depois use outro cabo, fixe uma das pontas na garra do mancal de apoio do equipamento e a outra em uma pedra ou qualquer ponto de ancoragem confiável. Inicie o movimento com a alavanca. Toda vez que se esgotar o curso do macaco você deverá calçar o veículo, diminuir o comprimento do cabo e repetir a operação.

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Nota: Artigo Retirado da Internet
Abraços

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