A escolha do liquido de arrefecimento do motor
Uma vez que as temperaturas atingidas nos motores de combustão interna são da ordem dos 1700 a 2500 ºC. O material que está em contacto com essas temperaturas não as suportam, por isso, é essencial efectuar-se uma boa refrigeração desses componentes do motor, evitando assim o mau funcionamento deste, situação essa que poderia provocar danos irreparáveis.
Um estudo do balanço térmico indica-nos que cerca de 20 a 30% do calor produzido pela combustão é dissipado pelo sistema de refrigeração.
O processo mais comum de refrigeração é realizado através do líquido de arrefecimento, sendo também usada a refrigeração por convecção do ar.
Para efectuar este arrefecimento é necessário transferir o calor dos gases para o fluido refrigerante através das paredes metálicas. A quantidade de calor que passa pelas paredes metálicas está directamente relacionada com a área das mesmas, com a diferença de temperaturas entre a face interior e exterior da parede e com a condutibilidade do metal.
Qual o melhor refrigerante do motor?
1- Água natural
Vantagens: A água natural é um bom meio de transferência de calor.
Desvantagens: O ponto de ebulição é 100ºC o que não é muito elevado (o sobreaquecimento pode ocorrer com facilidade).
A temperatura de congelamento é de 0ºC. Portanto isso faz com que a água natural não possa ser usada em regiões frias.
A água natural contém ainda impurezas que provocam a erosão dos metais e depósitos que obstruem as passagens de água
2- Liquido de arrefecimento
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]É um refrigerante de longa duração que tem um efeito anti congelante e anti corrosivo. Pode ser usado durante todo o ano, no entanto, aconselhamos a sua substituição a cada dois anos.
Face às vantagens evidentes do líquido de arrefecimento, não utilize a água como refrigerante do motor, salvo em situações de emergência.
Abraços
Slpinto