TIPOS DE PISOSBARRO É um dos terrenos mais complicados e de maior quantidade de acessórios necessários para poder enfrentar o mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Recomendável: Reduzir a potência do veículo.
Circular com dupla tracção em Baixa e com velocidades longas.
Reduzir a pressão dos pneus.
Quando no caminho existem marcas de outros veículos, é conveniente circular pelas mesmas (ajudam a guiar as rodas).
Se as marcas são muito profundas, é recomendável circular pela margem das marcas, lentamente e evitando deslocamentos laterais.
Em situações de barro, já que é um dos terrenos mais complicados a enfrentar, não é conveniente um uso compulsivo do travão e da embraiagem; a resposta do veículo pode ser inesperada.
Quando possível, revise os arcos das rodas e tente limpar o lodo e o barro acumulado para garantir que não estão obstruídos.
ROCHA Ao terminar de atravessar o terreno rochoso, deberá conduzir lentamente e com muito cuidado.
Sempre é recomendável usar pneus com um perfil mais alto isto é, que o veículo esteja o mais alto possível do chão, para evitar danificar os diferenciais, as transmissões ou as protecções para a parte baixa do veículo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Recomendável: Utilizar o acelerador suavemente, isto evita deslizes dos pneus.
Usar a primeira ou segunda velocidade.
Aproximar-se das pendentes lateralmente.
Atravessar às sarjetas em linha recta à direcção que leva a sarjeta, mantém uma posição estável e evita ficar preso.
Passar por cima das rochas com as rodas e não passar com os baixos do motor.
Caso exista alguma rampa, isto ajuda a salvar obstáculos rochosos e evita danos no veículo.
NEVE Terreno similar ao barro, porém mais delicado devido a sua consistência e o que pode ocultar sob a mesma, como rochas ou objectos. A neve pisada possui uma melhor aderência, assim é recomendável circular pelas marcas existentes.
No caso do gelo, a situação é mais complicada, a aderência é practicamente nula; em condições bastante severas, é recomendável usar CORRENTES. Caso tenha apenas duas correntes, colocar as mesmas na parte dianteira para ganhar tracção e direcção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Recomendável: Não acelerar ou travar bruscamente.
Se o veículo começa a ficar bloqueado na neve, girar o volante para ambos lados de forma rápida.
Reduzir a pressão dos pneus um pouco, para aumentar a marca de pisada e a tracção.
Tentar não usar velocidades baixas, pos as rodas podem patinar.
AREIA Sobre o terreno arenoso, o principal perigo é ficar bloqueado, já que a zona a ser percorrida, é uma zona mole de areia solta e inclusive com claros de água
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Recomendável: Manter uma velocidade constante.
Evitar o menos possível pisar o travão.
No caso de perder a aderência, deixar de acelerar; para evitar enterrar as rodas.
Ligar a dupla tracção (em baixa quando possível).
Utilizar mudanças altas.
Baixar a pressão dos pneus.
É recomendável o uso de pneus largos e com tacos pouco profundos (para maior aderência).
Nas descidas, não é recomendável usar o travão, o correcto é ir em Baixa, usar velocidades curtas, ir em linha recta e sem accionar o pedal da embraiagem.
ÁGUA Ao entrar na água com o seu 4x4 é muito importante proteger todo o sistema eléctrico, se utiliza um tipo de lubrificante a base de silicone, é muito bom para cuidar os pontos mais delicados.
Em conduções por água verificar a profundidade máxima de vadeação do veículo e se não existe qualquer obstáculo na água..
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Recomendável: Utilizar um pau e observar a profundidade.
A tomada de ar do veículo sempre tem tendência a estar fora da água para evitar aspirar a mesma.
Cruzar rios em zonas seguras, conduzir lentamente e criar uma onda na parte dianteira para evitar que entre água na tomada de ar e no equipamento eléctrico.
Tentar cruzar os rios com a corrente no sentido lateral, em vez de horizontal ou ao contrário da corrente, isto evitará problemas.
Tentar não cruzar rios com fortes correntes já que o veículo pode ser arrastado.
Abraços
Slpinto
Nota: Artigo retirado da Internet