Técnicas de Condução
O que levar em um passeio todo terreno
Não esqueça de programar com antecedência as suas aventuras 4x4. Sempre que possível tenha em mente que vários problemas podem ocorrer quando se pratica o fora-de-estrada. O carro pode apresentar problemas e fazer com que o seu passeio demore mais do que o previsto. Portanto, siga estes conselhos:
- Leve sempre água potável em boa quantidade;
- Um pouco de alimento de fácil transporte como bolachas e chocolates;
- Uma pequena caixa de ferramentas é sempre útil;
- Leve lanterna com pilhas novas;
- Verifique o bom funcionamento do macaco do carro;
- Verifique as condições do pneu sobressalente;
- Não deixe de levar um bom mapa da região para possíveis alternativas no caminho;
- Alguns itens que podem ser úteis: cabo de bateria sobressalente, enxada ou pá; arame ou fitas para vedação; fósforos; uma faca ou canivete de mil e uma utilidades;
- Em uma garrafa plástica de 2 litros leve água que possa ser colocada no radiador;
- Um caixa de produtos para primeiros socorros tais como: mercúrio, ataduras, pomadas para queimaduras, gazes, etc. Se o veiculo quebrar fique calmo e analise a situação.
De preferência, não abandone o veículo e veja se existe algum tipo de ajuda próximo, tal como uma fazenda ou alguém que por sorte esteja passando pelo local. Pratique estas aventuras com a devida segurança, evitando sempre trafegar em velocidades altas e colocando muitas pessoas em risco; aproveite a paisagem e desfrute ao máximo este passeios.
Descidas íngremes com auxílio da reduzida
Sempre que você deparar-se com um descida muito íngreme não insista e nem confie apenas nos freios, eles podem não ser suficientes para segurar o carro, podendo provocar um acidente, principalmente se estiver molhado. As rodas podem vir a travar e o carro começar a escorregar. Nestes casos, engate a reduzida, coloque na 1ª marcha e deixe que o carro segure junto com o motor a sua velocidade. Se necessário, ajude um pouco com o freio, mas sempre tenha em mente que as rodas não podem ser bloqueadas e sim tracionadas, com isso, você terá maior controle do carro e evitará um possível acidente.
Conforto e Segurança
A segurança nos veículos depende de detalhes, que muitas vezes parecem insignificantes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maioria dos acidentes de trânsito são causados por estes erros aparentemente bobos, e não por alta velocidade ou manobras arriscadas.
Para se prevenir acidentes é essencial ter perfeito domínio do veículo e uma excelente visão. Para que isto aconteça, as montadoras estão oferecendo mais ergonomia nos seus carros. Mesmo assim, alguns detalhes como o ajuste dos bancos, que não é fácil, continuam prejudicando, principalmente se a pessoa é muito alta (ou vice-versa). Alguns modelos mais avançados já estão permitindo estes ajustes eletronicamente, o que oferece mais conforto ao motorista.
O mal posicionamento do banco pode resultar em uma condução ruim e a perda de controle do volante, dos pedais e da caixa de câmbio; Além de causar dores nas costas, braços e pernas. Para evitar isso existem técnicas de como se sentar e obter maior agilidade na condução.
A primeira coisa que se deve fazer ao entrar em um carro é ajustar os bancos e o volante (se for possível), para que você tenha melhor acesso aos comandos do carro e uma maior visibilidade.
Mas lembrando que a melhor posição nunca é a do banco muito reclinado (como muitas pessoas gostam de dirigir). Quando se conduz o veículo quase deitado, os braços ficam muito esticados dificultando o controle do volante. E não adianta discutir: isto já foi provado por milhares de testes!
A posição ideal é aquela em que as pernas e braços devem ficar semiflexionados, isto é, nem muito perto e nem muito longe do volante. Conduzindo desta maneira você evita dores musculares e lesões mais graves em caso de acidentes.
Os braços nunca devem ficar esticados. Para se averiguar se está em uma posição correta deve-se esticar os braços e medir - os pulsos tem de estar em cima do volante.
Outra questão importante é a maneira como se segura no volante. A melhor posição é "dez para duas". Imagine que o volante seja um relógio e fique com as mãos sempre neste horário.
Se você achou que estas dicas não foram tão importantes faça um teste. Dirija um dia seguindo estes conselhos e você vai perceber como no fim do dia seu corpo estará mais relaxado
Estas são algumas considerações importantes que encontrei num site de TT, e achei por bem colocar aqui.
abraço a todos os amantes da natureza!
slpinto