Condução amiga do automóvel – 10 conselhos
1- Com o motor frio não deve fazer solicitações de potência exageradas, sob risco de danificar o motor. Depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento, está mais disponível.
2- Em automóveis com direcção assistida, o volante não deve ser forçado em demasia para um dos lados, pois pode provocar danos na bomba da direcção.
3- Quando o automóvel é novo ou o motor foi rectificado há pouco tempo, o condutor deverá ser cauteloso e não sujeitar o veículo a variações significativas de rotação. Deve evitar fazer acelerações bruscas e, ao imobilizar o automóvel, não desligar de imediato o motor.
4- Para assegurar o bom funcionamento do catalisador e evitar danos neste componente, deverá manter o motor sempre afinado. Caso detecte qualquer deficiência na ignição ou aparente perda de potência, deve reparar a anomalia com brevidade.
5- Não deverá conduzir com o pé apoiado sobre o pedal da embraiagem, pois esta prática provoca um desgaste prematuro dos órgãos da embraiagem.
6- Quando o automóvel tem o motor frio, demora alguns minutos a atingir a temperatura normal de funcionamento. Até que isso aconteça, não devemos acelerar o motor com elevadas rotações, nem solicitar-lhe demasiado esforço.
7- A pressão de ar dos pneumáticos deve ser verificada periodicamente e também antes de fazer uma viagem. Deve consultar os valores de pressão recomendados pelo fabricante e fazer esse controlo em frio. Se a pressão for demasiado baixa, para além das consequências que podem advir no plano da segurança, sofrerá um desgaste acentuado dos pneus, havendo o perigo de desvulcanização ou até rebentamento.
8- Durante a condução, o indicador de temperatura do motor deve ser observado regularmente. Se entrar na zona de sobreaquecimento (vermelha), deve parar o automóvel num local seguro e proceder à correcção da anomalia*.
9- Durante a condução, o condutor deverá observar regularmente o conta rotações, para que a velocidade de rotação do motor não ultrapasse a linha vermelha do mostrador (zona de velocidade excessiva)
10-Não deve conduzir o automóvel com um nível de combustível no reservatório demasiado baixo, pois no caso de esgotamento completo pode danificar o catalisador. Nos motores a Diesel, o arranque poderá ser mais difícil, caso deixe de trabalhar devido á falta de combustível
Abraços
slpinto.