Caros,
Como referi em tempos na minha apresentação, andava à procura de um WJ como viatura complementar para uns passeios, mas agora pondero uma estratégia diferente que passa por trocar um dos carros lá de casa por jeep, sendo que nesta situação já iria para um JK.
A limitação dos 2 lugares é para mim algo que não me agrada, mas por outro lado acho a versão curta esteticamente mais apelativa do que a de 5 portas.
Uma solução podia passar por comprar um de 2 lugares e legalizar os bancos traseiros. Tudo depende do custo, que imagino que não seja muito barato, por isso decidi investigar um pouco.
Quanto á solução de 3 lugares, não me parece viável porque, se não estou em erro, há uma legislação qualquer que diz que nas viaturas comerciais o espaço de carga tem que está isolado do de passageiros, daí a grelha separadora, logo, não seria permitido trasportar pessoas no assento traseiro. É só uma questão de pesquisar essa legislação para confirmar, algo que confesso que não fiz por não ser este o objectivo do meu post.
A minha questão é outra? Alguem já tentou legalizar os bancos traseiros? Ou pelo menos já se informou sobre os custos? É que eu tentei faze-lo mas chego a valores que não fazem sentido pelo que garantidamente só posso estar a fazer qq coisa de errado, e como tal gostaria que alguem me pudesse esclarecer. Passo a explicar:
Segundo este site da AT , é necessário pagar a diferença entre o valor do ISV após a transformação e o valor já pago na compra do veiculo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Para calcular o valor de ISV podemos usar o simulador: (no link abaixo, seleccionar "Simuladores" do lado esquerdo e depois "Simulador ISV"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Ora aqui selecciono:
- Estado membro da UE
- Automóvel ligeiro de passageiros/misto
- Usado: 01-08-2012 (supondo que se trata de um JK de meios de 2012)
- CC: 2776 cm3
- Gasóleo
- CO2: 213 g/km (confirmam este valor?)
- Particulas: >= 0,002g/km
Isto dá-me um ISV de 18.345,76
Agora para calcular o ISV pago, com o site indica, consultei estas tabelas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Para o JK de 2012 dá-me uma taxa de 10,26€ e uma parcela a abater de 10.506,16€
Segundo a formula que indicam:
ISV pago = 2776 x 10,57 - 10.506,16 = 18.836,16
Portanto, se o valor a pagar é a diferença entre o valor do ISV a aplicar e o valor já pago, segundo estas contas, tenho a receber 490€ para converter para 5 lugares... Mais IVA... LOL
Alguem me sabe ilucidar a este respeito?
Abraço,
J