Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 bypass 5 cilindro wj

Ir para baixo 
+6
.: RiCkMaN :.
Ed.Sousa
Rhymes
ricardojpmarques
Wolfman
miguel.v.pena
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSex Fev 07, 2014 10:44 pm

Muito básica a explicação que irei tentar dar. Não será 100% certo, mas no meu ver acontece o seguinte.Vamos imaginar o bloco como uma banheira. Se começarmos a encher a banheira, a primeira água q vem do esquentador é fria. Esta água fira espalha-se por toda a banheira. Depois vem a quente e já não é facil misturar a água quente com toda a água fria q já está na banheira. A quente tende a ficar na zona da torneira, a não ser que se agite a água por toda a banheira. Se o ralo fosse do mesmo lado da torneira, mas em cima, ou seja, simulando a saida do bloco do motor para o radiador, a água da banheira no lado oposto á torneira e ao ralo iria ficar mais fria e demoraria algum tempo até homogenizar a temperatura.

Agora se abrirem um ralo do lado oposto á torneira, a corrente da água passa pela banheira todo e equilibra a diferença de temperaturas muito mais rapidamente....

É muito simples de entender.
duas torneiras de água, uma em cada canto da banheira, a água fica mais equilibrada em termos de temperatura, mas será que temos pressão suficiente da bomba para garantir um caudal de água com outra entrada no 5º cilindro a mais no motor?
Ir para o topo Ir para baixo
Ed.Sousa

Ed.Sousa


Mensagens : 610
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 55
Localização : Mafra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 9:33 am

A saída da bomba faz o mesmo pressão já que a saída passa a ser a mesma , e não tamos a inventar nada, já há quem tenha feito e diz que melhorou a temperatura do ultimo cilindro , nos Nissan patrol fazem o mesmo .
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Eds-Garage/159113184192088?ref=hl
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeDom Fev 09, 2014 1:07 am

Ninguém diz que não melhora. Só estamos a estudar o caso. E já que falas nos patrol, vai de encontro á minha justificação... Abrem outra saída no bloco e não outra entrada.
Ir para o topo Ir para baixo
.: RiCkMaN :.

.: RiCkMaN :.


Mensagens : 70
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 48
Localização : Sintra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSex Mar 14, 2014 6:35 pm

Novidades??   Cool
Ir para o topo Ir para baixo
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSex Mar 14, 2014 9:40 pm

Sim.
No meu WJ, abri a tal saida no 5º cilindro e entra diretamente deste para o radiador da sofagem, eliminando a saida deste a caixa do termostato.
Por enquanto tudo bem, já que a temperatura desceu ligeiramente, mas certo certo era ter uma sonda no 5 cilindro antes e depois da modificação e ai sim tirar conclusões.
Ir para o topo Ir para baixo
FSabbo

FSabbo


Mensagens : 57
Data de inscrição : 06/02/2014

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 9:29 am

Bom dia,

Sem grandes alterações, segundo estive a ver em sites estrangeiros, uma das soluções passa por colocar uma saída de ar no capou, tipo a que os Pageros tem, mas colocada ao contrário com a saída para trás, outra foi a minha opção, retirar a borracha na parte de trás do capou, junto aos limpa vidros, não tenso qualquer problema com a entrada de agua das chuvas, pois em movimento a agua é expelida para as laterais e vidro e a quando parados a do vidro, tem sumidores junto ao vidro.

Ao retirar essa borracha vai facilitar a circulação de ar junto das cabeças, não acumulando tanto ar quente no compartimento do motor.
Ir para o topo Ir para baixo
Wolfman
Admin
Wolfman


Mensagens : 845
Data de inscrição : 28/11/2012
Localização : Povoa Santa Iria

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 11:14 am

O ideal seria colocar uma ventoinha com mais pás ou um radiador com mais caudal
Ir para o topo Ir para baixo
https://jeepzone.forumeiros.com
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 11:51 am

Corretissimo. A complementar o by-pass do 5º cilindro, nada como uma ventoinha mais leve e com mais pás. O radiador acho que é o suficiente, mas quanto maior melhor, sem duvida.
Ir para o topo Ir para baixo
.: RiCkMaN :.

.: RiCkMaN :.


Mensagens : 70
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 48
Localização : Sintra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 9:37 am

ricardojpmarques, não há por aí umas fotos para mostrar ao pessoal?  Very Happy 

Tenho mesmo bastante curiosidade em saber como são feitas essas ligações/aberturas para entrada e/ou saídas de água ao bloco..

Ando a tentar reunir informação para depois decidir (melhor) qual a alteração a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeTer Mar 18, 2014 7:35 pm

Sim eu tenho fotos. Vou fazer o download para o pc e depois carregar para o site.
De qualquer forma, é bastante simples a mod.
Ir para o topo Ir para baixo
bruno504

bruno504


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 46
Localização : V. N. da Barquinha

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSeg maio 19, 2014 12:04 pm


ricardojpmarques escreveu:
Sim eu tenho fotos. Vou fazer o download para o pc e depois carregar para o site.
De qualquer forma, é bastante simples a mod.

Boas...
Quando tivesse algum "tempito" seria interessante ver as fotos para saber como fazer... pois nao estou a ver como ligar na saída da bomba de água que liga ao permutador de calor do oleo do motor!!!

Devia ter mais espaço no compartimento motor para trabalhar a vontade,... ver se qq dia faço o carro mais largo 20cm!
 Razz 
Ir para o topo Ir para baixo
.: RiCkMaN :.

.: RiCkMaN :.


Mensagens : 70
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 48
Localização : Sintra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeQua Jun 04, 2014 12:44 am

Dando continuidade ao post, aqui deixo o meu contributo..

Recentemente tive o WJ no estaleiro, por causa de uma rela rota, e uma vez que estava com as "mãos na massa", acabei por lhe dar mais uns toquezinhos, incluindo este.. =)

Reunindo as várias informações e opiniões aqui do fórum e não só, o que fiz foi o seguinte:

-Tirei o tampão lateral da última cabeça e aí apertei um joelho (dos utilizados nos hidráulicos, mas maquinado interiormente para ficar mais aberto/com mais caudal...)
bypass 5 cilindro wj - Página 2 2z5lvyv

Depois o tubo segue para o lado esquerdo do motor..
bypass 5 cilindro wj - Página 2 1e9uh4

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Sc6trl


E vai apertar ao tubo de saida da bomba de água que iria para o permutador de óleo (que entretanto eliminei..-o retorno do permutador é o tubo que se vê tamponado..)
bypass 5 cilindro wj - Página 2 2u6h8ie


Infelizmente não tenho fotos da ligação do tubo à bomba d'água porque me esqueci de tirar, e depois de tudo montado não se vê muito bem.


Parece que o MOD resulta, a temperatura está bastante estável, e mesmo na inspeção onde esteve bastante tempo parado a trabalhar, no final com as típicas acelerações para medir os fumos, a temperatura nunca aumentou.. =)






Ir para o topo Ir para baixo
bruno504

bruno504


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 46
Localização : V. N. da Barquinha

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeQua Ago 27, 2014 8:05 pm

Esta MOD funciona bem? ...para fazer o mesmo no meu.
Tenho anticongelante -15º não é grande coisa devia ser melhor eu sei (ando a tentar lava-lo mudando liquido de 2 em 2 meses), mas este meu jeep ao puxar por ele a subir uma bela rampa de +-1km ali sempre nas 2000rpm - 2500rp, já o ponteiro sobe dos 80ºC (onde anda normalmente) e vai quase para os 100ºC. Piora com a temperatura ambiente acima dos 30ºC medidos no termómetro do próprio carro.

- agora parado, com uma fuga de agua em cascata a escorrer a pelo bloco a meio do motor, GGGGRRRRR...!!! ainda não sei donde é.
Ir para o topo Ir para baixo
.: RiCkMaN :.

.: RiCkMaN :.


Mensagens : 70
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 48
Localização : Sintra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeTer Out 07, 2014 10:56 am

Boas.
Como já referi, no meu caso valeu bem a pena. O ponteiro da temperatura está bastante mais sossegado.. =)

Quanto ao anticongelante o melhor é mesmo tirares um tubo e limpares o circuito todo como deve ser.

A cascata deverá ser uma rela furada de uma das cabeças "do meio".. Vais ter de desmontar, tirar as cabeças e colocar relas de latão.

Se tiveres dúvida diz. ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
slpinto

slpinto


Mensagens : 387
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 63
Localização : Corroios

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeDom Dez 07, 2014 6:05 pm

Sitação-(Tirei o tampão lateral da última cabeça e aí apertei um joelho (dos utilizados nos hidráulicos, mas maquinado interiormente para ficar mais aberto/com mais caudal...)

Amigo RiCkMaN

Onde compraste o joelho e de que medida de Rosca é??

Se puderes dar-me uma ajuda agradecia!!

Abraços

Slpinto
Ir para o topo Ir para baixo
.: RiCkMaN :.

.: RiCkMaN :.


Mensagens : 70
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 48
Localização : Sintra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSeg Dez 08, 2014 9:39 am

Claro que posso ajudar. ;-)

O cotovelo que comprei foi na Alobec, no Ral. A medida de rosca não sei bem, porque não medi. Levei o tampão original e pedi rosca igual.
Acho que meti umas fotos disso por aí algures.. ;-)

Como o cotovelo era de hidráulico, as passagens interiores eram bastante estreitas, e então ainda maquinei o interior para ficar com mais caudal. (tb não me lembro bem com que tamanho de broca abri as passagens, mas foi de maneira às paredes do "T" ainda ficarem com uma boa espessura..)
Ir para o topo Ir para baixo
Ed.Sousa

Ed.Sousa


Mensagens : 610
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 55
Localização : Mafra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSeg Dez 08, 2014 11:11 am

Já não vou fazer isso , descobri que metendo um viscoso novo e uma ventoinha com mais pás, o meu manómetro na ultima cabeça já não sobe como subia ,claro esta que o radiador tem de estar limpo, a andar normal, anda nos 83º com calor e ac ligado , a dar calor sobe ate aos 90º .
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Eds-Garage/159113184192088?ref=hl
.: RiCkMaN :.

.: RiCkMaN :.


Mensagens : 70
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 48
Localização : Sintra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeTer Dez 09, 2014 10:02 am

Onde é que se arranja uma dessas ventoinhas com mais pás?

Ir para o topo Ir para baixo
Ed.Sousa

Ed.Sousa


Mensagens : 610
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 55
Localização : Mafra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeTer Dez 09, 2014 2:54 pm

olx . ou [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Eds-Garage/159113184192088?ref=hl
slpinto

slpinto


Mensagens : 387
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 63
Localização : Corroios

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSeg Fev 23, 2015 3:34 pm

Ed Sousa

A ventoinha e viscoso que apareçe no link Viscoso / Ventoinha TD5 dá directamente nos nossos 3.1 ou precisa de alguma adaptação??
Ir para o topo Ir para baixo
Ed.Sousa

Ed.Sousa


Mensagens : 610
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 55
Localização : Mafra

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeSeg Fev 23, 2015 4:01 pm

É directo , é só despertar com duas chave 36
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Eds-Garage/159113184192088?ref=hl
psantos1976




Mensagens : 47
Data de inscrição : 12/01/2015
Idade : 47
Localização : Maia

bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitimeQua Abr 13, 2016 12:01 pm

Boas tenho uma duvida,
Ligou o tubo que ia da bomba para o permutador ao 5 cilindro.
Logo vai entrar agua no 5º cilindro certo e depois não faz uma saida tb?

como o este esquema?

[img]bypass 5 cilindro wj - Página 2 El8g8y[/img]

Já agora colocaram um radiador de óleo externo?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





bypass 5 cilindro wj - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: bypass 5 cilindro wj   bypass 5 cilindro wj - Página 2 I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
bypass 5 cilindro wj
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» BYPASS ao 5º Cilindro
» Cilindro morto !! :-(
» Fuga de Gasóleo pelo terminal junto ao injector 5º Cilindro
» Problema no cilindro do motor Jeep Grand Cherokee Laredo 2.5 ZJ 1998

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Forum Tecnico :: Jeep Grand Cherokee -ZJ/WJ/WK-
Ir para: