Glossário sobre pneusBanda de RodagemÉ a parte do pneu que fica em contacto com o solo. Sua função é promover a tração, desgaste lento e resistência a cortes. O desenho e a profundidade do sulco foram projectados para atender as necessidades da aplicação.
CarcaçaA carcaça é formada basicamente por lonas e os talões, congrega ainda cintas amortecedoras e lonas nos pneus sem câmara, e retém a pressão de inflar.
LonaÉ formada por uma única camada de Telas de nylon impregnado de um composto de borracha. Usa-se várias lonas para formar a carcaça de um pneu diagonal ou diagonal cintada. No pneu radial, a carcaça é constituída por uma única lona de cabos de aço.
TalãoVários fios de aço onde as lonas se apoiam e que prendem o pneu ao aro. Os pneus radiais fora-de-estrada são fabricados com um único par de talão. Os pneus fora-de-estrada diagonais e diagonais/cintados possuem um ou mais pares de talões.
Cinta Amortecedora de AçoQuando requeridas, as cintas podem ser de nylon (construção Standard) ou de aço (construção “J”). Elas estão localizadas entre a banda de rodagem e a carcaça e asseguram a protecção da carcaça contra os impactos na estrada, além de controlar o diâmetro externo do pneu e proteger a carcaça contra penetração. Dão estabilidade ao pneu e à banda de rodagem, proporcionando menos desgaste.
Nota Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto