Cuidados com os pneus
1. Calibre a pressão dos pneus regularmente. O indicado é que a aferição seja feita a cada 15 dias, pois a pressão pode cair até 10 libras em um mês. A pressão correta garante a segurança e a economia do veículo.
A pressão abaixo do indicado aumenta a resistência de rodagem pelo atrito dos pneus com o pavimento causando desgaste nas laterais da banda de rodagem e aumentando o consumo de combustível. Já a pressão maior do que o aconselhado provoca a concentração do peso do carro no centro da banda de rodagem, o que também provoca desgaste irregular e deixando o carro duro.
2. Sempre faça o balanceamento dos pneus. Ele deve ser feito quando o pneu é montado pela primeira vez, após algum reparo ou quando se percebe vibração anormal no volante e pelo menos uma vez ao ano. A trepidação ao se enfrentar trilhas com muita lama e pedras causa desgaste dos pneus e da suspensão, diminuindo sua vida útil.
3. Limpe os pneus retirando a lama após a trilha. O barro tira todo o balanceamento dos pneus.
4. Faça o rodízio dos pneus, para evitar o desgaste irregular dos mesmos. Sem ele, o ruído na estrada irá aumentar, haverá menor economia de combustível e a tração em pista molhada. Para manter o bom desempenho dos pneus radiais de seu veículo você deve providenciar o rodízio a cada 10.000km rodados e se o carro faz muita trilha reduza o período para 5.000km.
5. Verifique o alinhamento de seu 4x4 e as condições dos amortecedores, das buchas de suspensão, das molas e se existe folga na caixa de direcção. Esses factores também podem provocar desgaste irregular dos pneus e a diminuição de sua vida útil.
6. Atente sempre se os pneus estão gastos. Pneus gastos comprometem o desempenho do veículo, além de ser um grande factor de risco para a segurança. Para saber se é hora de trocar os pneus, meça os sulcos: se a altura do sulco for igual ou menor
que 1,6mm de altura é preciso comprar pneus novos.
Nota: Artigo retirado da internet
Abraços
slpinto