Encarando inclinações com seu veículo 4x4A capacidade de vencer fortes inclinações laterais é uma das características mais importantes em um utilitário fora de estrada. A abordagem errada de um trecho muito inclinado, poderá causar o tombamento do veículo. Isto porque a maioria dos utilitários possuem o centro de gravidade, ou baricentro, mais alto do que o de carros de passeio.
Se não houver outra alternativa a não ser cruzar o trecho inclinado, faça uma inspecção a pé e observe com atenção duas possíveis situações: na primeira veja se na parte de cima existe algum objecto ou elevação maior do que o limite que seu veículo pode enfrentar. Em caso afirmativo, ele terá uma inclinação acima do tolerável neste ponto, podendo tombar para o lado.
Na segunda situação inspeccione a parte debaixo, que poderá esconder um buraco ou valeta mais funda, fazendo novamente o veículo ficar em situação crítica. Se sentir dificuldades, cave uma canalete no lado de cima, por onde os pneus terão mais apoio para vencer a inclinação.
Entre na inclinação com 4x4, reduzida e blocante de diferencial central accionado. Se tiver blocante nos diferenciais, accione somente o traseiro, pois se bloquear o dianteiro terá dificuldade para mover o volante quando precisar. Uma vez iniciado o deslocamento, não pare até sentir que existe terreno firme para retomar o equilíbrio e parar com segurança.
Ter a sensação de que se está tombando de lado, na maioria das vezes, pode significar apenas a suspensão se acomodando. Caso sinta que o veículo vai tombar, virar rapidamente o volante para que os pneus fiquem no sentido da descida e acelere com determinação.
Dependendo da intensidade da inclinação, ele não vira e tem o seu rumo corrigido, mas se realmente virar, ele o fará devagar - dificilmente tombando com violência. Com um pouco de trabalho você o coloca em pé novamente.
Para evitar problemas como esse, certifique-se, também, de que a carga transportada está firmemente armazenada no interior do veículo ou na carroceria de uma pick-up. Ao entrar no trecho inclinado, a carga solta irá deslizar para a parte de baixo desequilibrando perigosamente o veículo.
Se outras pessoas estiverem por perto, oriente para que se coloquem em cima do bagageiro, no lado do veículo que estiver para cima, provocando o retorno e a manutenção do equilíbrio. Nunca permita que alguém se posicione do lado de baixo, pois se o veículo tombar poderá causar uma tragédia.
O baricentro de um veículo, seja 4x4 ou não, irá variar para pior toda vez que alterações em sua estrutura forem feitas, como aumentar o curso da suspensão, trocar os pneus originais por pneus mais altos ou instalar o bagageiro colocando peso excessivo na parte mais elevada. Se precisar fazer isso, aprenda as novas reacções do veículo e saiba que o comportamento vai mudar muito. Os bagageiros devem transportar apenas cargas volumosas e de pouco peso.
Você pode instalar no painel do seu 4x4 um acessório conhecido como ‘inclinómetro’, que mostra as inclinações do terreno em aclives, declives e inclinações laterais. Existem modelos avulsos vendidos no mercado especializado, e em alguns veículos o equipamento vem montado no painel.
Nota: Artigo retirado da Internet
Abraços
slpinto