Limpeza do sistema de refrigeração II
O sistema de refrigeração é um sistema fechado/selado. Este sistema vem montado desta forma de fábrica porque raramente precisa de algum tipo de manutenção, excepto pela troca dos líquidos contidos em seu interior.
Alguns fabricantes recomendam a troca da solução a cada 10 000 km. Caso você tenha que completar o nível da água com frequência é provável que haja algum tipo de vazamento. Além de possíveis vazamentos, ao longo do tempo dentro do sistema de arrefecimento, começa um processo de acúmulo de partículas (impurezas da água, corrosão das galerias, aditivos de má-qualidade, detritos das mangueiras, etc. ), que podem comprometer o funcionamento do sistema, provocando superaquecimento e consequente fundimento do motor.
Portanto, para proceder à manutenção necessária, revise todas as mangueiras e dê um aperto geral em todas as abraçadeiras (há alguns tipos de abraçadeiras que não requerem apertos elas são colocadas e retiradas com uma ferramenta própria). Sempre faça a manutenção com o motor frio, pois o sistema contém alta pressão e atinge elevadas temperaturas causando queimaduras graves.
O aditivo utilizado é de fundamental importância, pois ele altera as propriedades físico-químicas da água, de modo que a mesma tenha a sua temperatura de ebulição elevada e a de congelamento abaixada. Desta forma um aditivo de má procedência ou até a sua ausência (que não é raro), irá favorecer menor eficiência na refrigeração do motor, bem como as consequências do aquecimento excessivo. Por outro lado se você reside em regiões muito frias, estará sujeito ao inverso, o que pode ser também muito ruim, já que pode haver o congelamento da água do sistema, ocasionando rompimento de mangueiras, tubos/ductos do radiador e em situações extremas, até mesmo micro fissuras no bloco do motor, já que a água aumenta de volume quando congela.
Por estas razões, fornecemos a seguir um tutorial de como realizar a manutenção do sistema de arrefecimento de seu carro. Depois de uma verificação visual e a constatação de que não há vazamentos, passemos para o primeiro passo:
Retire a Tampa.
Você deve abrir a tampa de expansão (ou a tampa do radiador), para facilitar a drenagem. Essa operação deve ser feita com o motor desligado e frio.
Solte a água.
Solte a mangueira inferior do radiador de forma que a água escoe.
Verifique a cor da água.
Dependendo do tempo e do estado do sistema, a água deve sair com uma cor “alaranjada” do tipo “ferrugem”.
Lavar o sistema.
Coloque uma mangueira dentro do reservatório de água (vaso ou tanque de expansão), deixando a água escorrer até sair limpa pela mangueira inferior que foi solta.
Lave o reservatório de água (vaso de expansão).
Retire o vaso de expansão e lave-o em água corrente.
Reaperte a mangueira e recoloque o vaso de expansão.
Depois de lavar o vaso de expansão, coloque-o em seu lugar, e depois aperte a mangueira inferior do radiador.
Reabasteça o sistema.
Compre aditivo para água do radiador a base de ethileno-glicol. Note, existem aditivos falsos ou de má qualidade, portanto escolha uma marca conhecida ou de sua confiança. Geralmente em concessionárias você encontra produtos de boa procedência.
Como Misturar.
Siga as instruções no manual do fabricante do carro, mas se no manual não houver instruções para este procedimento, adicione os fluídos na seguinte proporção: 60% de água filtrada ou destilada para 40% de aditivo a base de ethileno-glicol.
Ligue o carro.
Depois de seguir todas as instruções acima, feche a tampa do reservatório de expansão, certifique-se que todas as mangueiras foram conectadas. Após isso ligue o carro e deixe-o funcionando em marcha-lenta, até a ventoinha entrar em funcionamento, e verifique a existência de eventuais vazamentos.
No mais, você vai ter a certeza de contar com um sistema de arrefecimento funcionando em perfeitas condições, garantindo entre outras coisas, também uma maior durabilidade de seu motor.
Retirado da Internet em Blog Brasileiro
Abraços
slpinto