Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Caixa de direção e ponteiras de direção

Ir para baixo 
+6
Ricardo Igreja
miguel-martins
Rodrigo Zacarias
ricardodacosta1
Leitao
ricardojpmarques
10 participantes
AutorMensagem
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeDom Fev 23, 2014 12:04 pm

Ontem estava a fazer uma viagem pela nacional nas calmas e de repente, numa reta, apanhei uma lomba pequena na roda direita e o volante começou a vibrar de tal forma que era impossivel segurar. Tive que parar a fundo... Fui ver se havia alguma coisa de anormal mas não consegui ver nada nem na caixa nem nas ponteiras. Estava só uma, aquela junto á caixa de direção, que tem uma ligeira folga mas não me pareceu ser suficiente para tal vibração.

Já aconteceu a mais alguém?
Como é que posso afinar a caixa de direção?
Ir para o topo Ir para baixo
Leitao
Moderador



Mensagens : 95
Data de inscrição : 01/12/2012

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 11:02 am

Isso parece-se ser o amortecedor de direcção.
Já ando com o meu assim há algum tempo. Para além dessa situação que passaste, o volante também deve tremer quando vais a 80/90 kmh, especialmente se fores a curvar ligeiramente
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1

ricardodacosta1


Mensagens : 83
Data de inscrição : 08/08/2013
Idade : 43
Localização : Vizela

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 11:34 am

Boas, o meu padece do mesmo problema, é o amortecedor de direcção, ainda não o mandei arranjar...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardojpmarques




Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/10/2013

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 11:00 pm

Ora então aqui vai o diagnostico.
O amortecedor não é porque é novo.
Tinha acabado de levantar o jeep com o kit +2". Bolachas e amortecedores. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas coincidiu.
O problema estava na caixa de direção. Retirei a ponteira das barras que agarra na caixa de direção de forma a ficar com a caixa completamente livre. Com o volante imobilizado, tentei mexer o braço da caixa de direção á mão e qual não é o espanto... Uma folga bastante consideravel.
Solução? Desapertei, sem tirar, o conjunto dos radiadores ( o parafuso visto de frente , um pouco acima do radiador de oleo da direção) e com os radiadores chegados ao maximo para a frente, ficamos a ver o topo da caixa de direção (visto de cima). No topo existe uma porca de 16mm e nessa rosca da porca tem uma sextavada interior. Desapertamos a porca e com a sextavada rodamos no sentido dos ponteiros do relógio, até ficarmos com uma folga minima ou nenhuma, mas de forma a não prender a direção.
No meu tive que dar perto de 1 volta completa porque nunca tinha sido afinada. Mas por norma bastam uns 45º de aperto.
Depois é só voltar a apertar a porca de 16mm e ter a certeza que a rosca da sextavada não sai de onde deixamos afinado...
Fácil e evita grandes cagaços ou até um despiste.

Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Zacarias

Rodrigo Zacarias


Mensagens : 35
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 45
Localização : Odemira

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQua Abr 15, 2015 2:21 pm

Boa tarde.

Eu no meu WJ mudei os terminais de direcção e comprei uma caixa de direcção usada. A partir daqui, tenho notado que em endamento (80-100) ou menos o jipe parece que vai flutuando...e muitas vezes, tenho de corrigir a direcção, quando por exemplo viro para o lado esquerdo ou direito, tenho de voltar a endireitar, pois não corrige sozinho. O que poderá ser, dado que o jipe parece que anda aos sssss.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oceanoiberico.com
miguel-martins

miguel-martins


Mensagens : 292
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 46
Localização : seixal

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQua Abr 15, 2015 7:31 pm

Também tenho essa sensação, até parece que vai fugir
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Zacarias

Rodrigo Zacarias


Mensagens : 35
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 45
Localização : Odemira

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQua Abr 15, 2015 7:46 pm

miguel-martins escreveu:
Também tenho essa sensação, até parece que vai fugir

O que poderá ser, sabe?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oceanoiberico.com
miguel-martins

miguel-martins


Mensagens : 292
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 46
Localização : seixal

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQui Abr 16, 2015 7:43 pm

Não faço ideia
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Igreja

Ricardo Igreja


Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 44
Localização : Póvoa Santa Iria

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQua Set 16, 2015 10:49 pm

Comprei recentemente um 3.1 e também tenho essa sensação de flutuar mas só em estradas com muitas irregularidades. Em pso liso, apesar da folga na direcção, segue a direito.

Alguém já sabe do que é que poderá ser?
Ir para o topo Ir para baixo
lagartooliveira

lagartooliveira


Mensagens : 198
Data de inscrição : 04/12/2014
Idade : 46
Localização : Aveiro

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeSeg Set 21, 2015 9:22 pm

Boas,

Vibrar é normal se tiver espacadores nas rodas.
Quando se usa espacadores, tem que se alterar também o amortecedor de direcção para mais forte.

Em relação ao sentir a viatura tipo "barco" verifiquem os sinoblocos traseiros, especialmente os do triângulo superior.

1 abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ljopinto




Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2013

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQui Jan 28, 2016 1:41 am

Esse Vibrar é o famoso Dead Wable.
Tem que corrigir esse Caster para 6 graus.
Ir para o topo Ir para baixo
tmrfr

tmrfr


Mensagens : 39
Data de inscrição : 03/12/2014
Localização : Maia

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeQua Fev 24, 2016 3:11 pm

Esse Vibrar é o famoso Dead Wable.
Tem que corrigir esse Caster para 6 graus.

O que é isso de Caster?
Ir para o topo Ir para baixo
FernandoSilva

FernandoSilva


Mensagens : 539
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 56
Localização : Maia

Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitimeSex Fev 26, 2016 11:00 am

Boas,

A "death wobble" não deveria ser mas é +/- normal nos veículos com este sistema de direcção e não pensem que é só a Jeep, mais marcas usam este sistema e sobrem deste mal.

A "death wobble" é 9 em cada 10 casos provocada pela barra estabilizadora da frente solta, nos restantes casos será provocada por qualquer outro componente de todo o sistema de direcção, uma rótula com folga, um dos componentes mal apertado, folga/desaperto numa das barras, pitman, caixa de direcção, etc. A dificuldade é mesmo esta, são vários os componentes que podem provocar esta vibração.
O amortecedor de direcção é muitas vezes ERRADAMENTE indicado como a causa disto, este, se estiverem todos os outros componentes bem, podem até andar sem ele, o amortecedor de direcção não provoca nem corrige este problema, APENAS DISFARÇA. Este amortecedor é porreiro estar lá, até ajuda; se aumentarmos o tamanho dos pneus vamos precisar até mais do que este simples amortecedor, mas isso já é outra conversa.

Caster é o ângulo longitudinal do pino mestre em relação ao plano de apoio do veículo e pode ser nulo, negativo ou positivo.

A alteração deste é provocada por exemplo quando subimos o veículo e deve ser corregido, algo que a maior parte do pessoal não faz. Um caster demasiado POSITIVO torna o veículo mais dificil de conduzir (direcção mais "pesada") e pode provocar vibrações no veio de transmissão, um bom exemplo: o caster de uma bicicleta; um caster demasiado NEGATIVO torna o veículo mais fácil de conduzir (direcção mais leve, parece que a frente flutua) e pode também provocar vibrações no veio de transmissão, um bom exemplo: o caster dos carrinhos de compras. O ideal é manter próximo dos valores de origem.

Abraço
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Caixa de direção e ponteiras de direção Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção   Caixa de direção e ponteiras de direção I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caixa de direção e ponteiras de direção
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Mecânica e Homemade (Geral) :: Problemas & Soluções-
Ir para: