| Caixa de direção e ponteiras de direção | |
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+6Ricardo Igreja miguel-martins Rodrigo Zacarias ricardodacosta1 Leitao ricardojpmarques 10 participantes |
Autor | Mensagem |
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ricardojpmarques
Mensagens : 105 Data de inscrição : 28/10/2013
| Assunto: Caixa de direção e ponteiras de direção Dom Fev 23, 2014 12:04 pm | |
| Ontem estava a fazer uma viagem pela nacional nas calmas e de repente, numa reta, apanhei uma lomba pequena na roda direita e o volante começou a vibrar de tal forma que era impossivel segurar. Tive que parar a fundo... Fui ver se havia alguma coisa de anormal mas não consegui ver nada nem na caixa nem nas ponteiras. Estava só uma, aquela junto á caixa de direção, que tem uma ligeira folga mas não me pareceu ser suficiente para tal vibração.
Já aconteceu a mais alguém? Como é que posso afinar a caixa de direção? | |
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Leitao Moderador
Mensagens : 95 Data de inscrição : 01/12/2012
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Seg Fev 24, 2014 11:02 am | |
| Isso parece-se ser o amortecedor de direcção. Já ando com o meu assim há algum tempo. Para além dessa situação que passaste, o volante também deve tremer quando vais a 80/90 kmh, especialmente se fores a curvar ligeiramente | |
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ricardodacosta1
Mensagens : 83 Data de inscrição : 08/08/2013 Idade : 43 Localização : Vizela
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Seg Fev 24, 2014 11:34 am | |
| Boas, o meu padece do mesmo problema, é o amortecedor de direcção, ainda não o mandei arranjar... | |
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ricardojpmarques
Mensagens : 105 Data de inscrição : 28/10/2013
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Seg Fev 24, 2014 11:00 pm | |
| Ora então aqui vai o diagnostico. O amortecedor não é porque é novo. Tinha acabado de levantar o jeep com o kit +2". Bolachas e amortecedores. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas coincidiu. O problema estava na caixa de direção. Retirei a ponteira das barras que agarra na caixa de direção de forma a ficar com a caixa completamente livre. Com o volante imobilizado, tentei mexer o braço da caixa de direção á mão e qual não é o espanto... Uma folga bastante consideravel. Solução? Desapertei, sem tirar, o conjunto dos radiadores ( o parafuso visto de frente , um pouco acima do radiador de oleo da direção) e com os radiadores chegados ao maximo para a frente, ficamos a ver o topo da caixa de direção (visto de cima). No topo existe uma porca de 16mm e nessa rosca da porca tem uma sextavada interior. Desapertamos a porca e com a sextavada rodamos no sentido dos ponteiros do relógio, até ficarmos com uma folga minima ou nenhuma, mas de forma a não prender a direção. No meu tive que dar perto de 1 volta completa porque nunca tinha sido afinada. Mas por norma bastam uns 45º de aperto. Depois é só voltar a apertar a porca de 16mm e ter a certeza que a rosca da sextavada não sai de onde deixamos afinado... Fácil e evita grandes cagaços ou até um despiste.
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Rodrigo Zacarias
Mensagens : 35 Data de inscrição : 12/11/2013 Idade : 45 Localização : Odemira
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qua Abr 15, 2015 2:21 pm | |
| Boa tarde.
Eu no meu WJ mudei os terminais de direcção e comprei uma caixa de direcção usada. A partir daqui, tenho notado que em endamento (80-100) ou menos o jipe parece que vai flutuando...e muitas vezes, tenho de corrigir a direcção, quando por exemplo viro para o lado esquerdo ou direito, tenho de voltar a endireitar, pois não corrige sozinho. O que poderá ser, dado que o jipe parece que anda aos sssss.
Obrigado | |
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miguel-martins
Mensagens : 292 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 46 Localização : seixal
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qua Abr 15, 2015 7:31 pm | |
| Também tenho essa sensação, até parece que vai fugir
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Rodrigo Zacarias
Mensagens : 35 Data de inscrição : 12/11/2013 Idade : 45 Localização : Odemira
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qua Abr 15, 2015 7:46 pm | |
| - miguel-martins escreveu:
- Também tenho essa sensação, até parece que vai fugir
O que poderá ser, sabe? | |
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miguel-martins
Mensagens : 292 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 46 Localização : seixal
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qui Abr 16, 2015 7:43 pm | |
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Ricardo Igreja
Mensagens : 9 Data de inscrição : 16/09/2015 Idade : 44 Localização : Póvoa Santa Iria
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qua Set 16, 2015 10:49 pm | |
| Comprei recentemente um 3.1 e também tenho essa sensação de flutuar mas só em estradas com muitas irregularidades. Em pso liso, apesar da folga na direcção, segue a direito.
Alguém já sabe do que é que poderá ser? | |
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lagartooliveira
Mensagens : 198 Data de inscrição : 04/12/2014 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Seg Set 21, 2015 9:22 pm | |
| Boas,
Vibrar é normal se tiver espacadores nas rodas. Quando se usa espacadores, tem que se alterar também o amortecedor de direcção para mais forte.
Em relação ao sentir a viatura tipo "barco" verifiquem os sinoblocos traseiros, especialmente os do triângulo superior.
1 abraço | |
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ljopinto
Mensagens : 4 Data de inscrição : 20/11/2013
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qui Jan 28, 2016 1:41 am | |
| Esse Vibrar é o famoso Dead Wable. Tem que corrigir esse Caster para 6 graus. | |
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tmrfr
Mensagens : 39 Data de inscrição : 03/12/2014 Localização : Maia
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Qua Fev 24, 2016 3:11 pm | |
| Esse Vibrar é o famoso Dead Wable. Tem que corrigir esse Caster para 6 graus.
O que é isso de Caster? | |
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FernandoSilva
Mensagens : 539 Data de inscrição : 06/05/2013 Idade : 56 Localização : Maia
| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção Sex Fev 26, 2016 11:00 am | |
| Boas,
A "death wobble" não deveria ser mas é +/- normal nos veículos com este sistema de direcção e não pensem que é só a Jeep, mais marcas usam este sistema e sobrem deste mal.
A "death wobble" é 9 em cada 10 casos provocada pela barra estabilizadora da frente solta, nos restantes casos será provocada por qualquer outro componente de todo o sistema de direcção, uma rótula com folga, um dos componentes mal apertado, folga/desaperto numa das barras, pitman, caixa de direcção, etc. A dificuldade é mesmo esta, são vários os componentes que podem provocar esta vibração. O amortecedor de direcção é muitas vezes ERRADAMENTE indicado como a causa disto, este, se estiverem todos os outros componentes bem, podem até andar sem ele, o amortecedor de direcção não provoca nem corrige este problema, APENAS DISFARÇA. Este amortecedor é porreiro estar lá, até ajuda; se aumentarmos o tamanho dos pneus vamos precisar até mais do que este simples amortecedor, mas isso já é outra conversa.
Caster é o ângulo longitudinal do pino mestre em relação ao plano de apoio do veículo e pode ser nulo, negativo ou positivo.
A alteração deste é provocada por exemplo quando subimos o veículo e deve ser corregido, algo que a maior parte do pessoal não faz. Um caster demasiado POSITIVO torna o veículo mais dificil de conduzir (direcção mais "pesada") e pode provocar vibrações no veio de transmissão, um bom exemplo: o caster de uma bicicleta; um caster demasiado NEGATIVO torna o veículo mais fácil de conduzir (direcção mais leve, parece que a frente flutua) e pode também provocar vibrações no veio de transmissão, um bom exemplo: o caster dos carrinhos de compras. O ideal é manter próximo dos valores de origem.
Abraço Fernando | |
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| Assunto: Re: Caixa de direção e ponteiras de direção | |
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